CEU PIMENTAS - GUARULHOS-SP

Localizado em Guarulhos, o empreendimento projeto pelo escritório de arquitetura Biselli e Katchborian Arquitetos Associados, o CEU (Centro de Educação Unificado) foi implantado em um terreno de 30.780 m² e possui área construída de 16.000 m², possuindo salas de aula, bibliotecas, oficinas de música, quadras poliesportivas e etc.

Projetada pela JGV Engenharia, a cobertura é dotada de sistema de sheds que fornecem iluminação ao espaço interno e composta por telhas metálicas de aço tipo painel com isolamento térmico e acústico, apoiadas a cada 6 m em vigas-vagão metálicas com mão-francesa, tendo 20 m de vão e 5 m de balanço em ambos os lados. Essas telhas fazem também o fechamento dos espaços laterais entre a cobertura metálica e os blocos dos diferentes setores, executados em alvenaria e concreto moldado in loco. Na entrada da escola, ao sul, a cobertura se prolonga em um balanço de 18 m, com função de marquise, fazendo o sombreamento para a praça de acesso. Na outra extremidade, a solução se inverte com um fechamento com parede inclinada a 45° onde está a quadra poliesportiva coberta.

Após a conclusão da obra em 2010, o CEU Pimentas recebeu dois prêmios de arquitetura: o Prêmio APCA de Arquitetura como melhor obra construída em São Paulo e o Prêmio Rino Levi como melhor obra construída do ano.

Fotos: Nelson Kor e JGV Engenharia.